quarta-feira, 26 de novembro de 2008

X Congresso Brasileiro da Atividade Turística


Dia 25/11/2008 aconteceu na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, o X Congresso Brasileiro da Atividade Turística. O tema do Congresso esse ano foi COPA DO MUNDO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA O TURISMO. Dentro do tema foram abordados assuntos como o impacto dos grandes eventos desportivos no turismo internacional; as vantagens e oportunidades que esses eventos geram para o país; a infra-estrutura que tem que ser montada para atender todos os visitantes durante o evento (entre eles a a melhoria de acessos terrestres e aéreos, aumento de alojamentos e melhoria na infra-estrutura urbana e na segurança); a promoção que tem que ser feita do país durante os 4 anos que antecedem o evento entre outros.
Muito foi falado sobre a necessidade de se começar o trabalho de preparação para a Copa desde já. A necessidade de se traçarem metas e objetivos que devem ser acompanhados e se definir um orçamento que seja real e viável, para que o que aconteceu no Pan Americano de os orçamentos aumentaram cada vez mais e atrasarem as obras por conta de liberação de um novo orçamento não ocorra. Foram também abordados os assuntos de segurança pública(mas nada foi aprofundado, foi apenas citado que esse tem que ser um assunto tratado a parte), iclusão social ( que a juventude tem que ser envolvida no processo), qualificação dos serviços (sobretudo qualificação em língua inglesa e espanhola), ter uma infra-estrutura de apoio (hositais e energia), promover o destino Brasil como um país que possui sustentabilidade ambiental, e a facilitação de visto para os americanos (pois 65 milhões de americanos viajam para o mundo por ano, mas apenas 1% desses americanos vêm para o Brasil).
Também foi falado sobre o impacto pós-Copa do Mundo. Se tudo for bem executado de acordo com o planejamento, se a promoção for bem feita, conseguiremos mudar a imagem que o Brasil tem no exterior, captando assim um número maior de turistas estrangeiros/ano. E o Brasil também ganhará em infra-estrura de estradas, hospitais, hotelaria, vias de acesso em grandes capitais, linhas de ônibus e metrô, enfim obras que levariam mais de 20 anos para serem realizadas são aceleradas e executadas em tempo recorde.
Foi mencionada também a crise econômica mundial e a necessidade de se fazer um planejamento em cima dessa realidade, se pensando na possibilidade de essa crise se prolongar.
Em março serão escolhidas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, e aí o planejamento poderá ser melhor formulado. Serão 12 cidades que sediarão jogos, 32 cidades que tem a possibilidade de receber seleções para a aclimatação, e 65 cidades que vão ter seus destinos promovidos.
Bom, espero realmente que o que foi falado e prometido seja cumprido, pois todos sairíamos ganhando com os benefícios gerados pelo evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário