terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brasília-DF


Pensei em mil maneiras e vários destinos para começar este blog, mas depois de muito quebrar a cabeça decidi começar por Brasília. Nada mais justo que começar por onde mais conheço, começar pelo coração do Brasil, pela nossa capital muitas vezes tão desvalorizada. Uma cidade que na grande maioria das vezes só aparece na televisão para mostrar escândalos parlamentares e nada mais. Brasília já teve a fama de possuir uma vida noturna pacata, sem muitas opções de bares, restaurantes, casas noturnas,etc. Eu acredito que esse cenário mudou, e muito, nos últimos dez anos. Brasília é uma cidade distinta de todas as outras. A cidade possui o maior acervo de arquitetura moderna a céu aberto do mundo, um pôr do sol sem igual (principalmente quando apreciado da Ermida Dom Bosco), um céu azul privilegiado, um dos melhores índices de qualidade de vida do País (acho que é uma das cidades em que eu mais vejo as pessoas correndo nas ruas, e no Parque da Cidade, e de sunga,os homens, e shorts e tops, as mulheres, porque brasiliense mesmo estando tão longe do mar, muitas vezes acha que mora na praia kkkkk), e uma cidade hospitaleira com pessoas de todo o Brasil que vêm em busca de novas oportunidades e com estrangeiros, afinal, Brasília possui 84 embaixadas dos mais diversos países.
Algumas dicas de locais para visitação: o Eixo Monumental onde foram erguidos os mais importantes monumentos de Brasília, com destaque para a Praça dos Três Poderes, onde estão sediados os poderes constituídos do país - Legislativo, Executivo e Judiciário. Além do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, outras belezas arquitetônicas fazem parte do conjunto da praça. Um pouco mais distantes mas também muito visitados são: o Templo da Boa Vontade (o templo possui uma nave principal, composta de uma pirâmide com sete faces, cujo ápice recebeu o maior cristal puro encontrado no Brasil. Dentro dela existe o Trono de Deus, um altar inspirado na espiritual evolutiva do ser humano) , a Torre de TV que tem 224 metros de altura (a 25 metros do térreo funciona o Museu Nacional de Gemas;do patamar onde fica o mirante, tem-se uma das mais belas vistas de Brasília), Monumento JK, a ponte JK que foi premiada internacionalmente como a ponte mais bonita do mundo, a Feira dos Importados (onde você pode achar de tudo um pouco, de procedências variadas, inclusive tênis, eletrônicos, relógios etc em preços bem mais acessíveis que em lojas). Quem tiver a oportunidade de fazer um passeio de lancha no final de semana, faça! Principalmente quem não mora na cidade vai se surpreender com o jeito do brasiliense curtir o Lago Paranoá.
Um lugar gostoso pra sentar numa tarde quente(elas são quase sempre muito quentes!) é o Pontão, que fica localizado no Lago Sul logo após atravessar a Ponte Costa e Silva. No Pontão você vai poder escolher entre o Surf Bar Mormaii (que tem um açaí maravilhoso, sanduíches e saladas também muito gostosos e vários sucos), o bar Bier (onde geralmente a moçada toma um chopp) ou o Café Antiquario (que eu adoro o carpaccio de salmão, e os escondidinhos preparados em sete sabores variados). Bom, eu ia começar a falar sobre barzinhos e restaurantes mas acho que esse post ia se estender demais, então acho melhor hoje me dedicar apenas a lugares para visitações e em outros posts falar mais sobre a área gastronômica.
Alguns templos que você pode encontrar em Brasília: Mesquita do centro Islâmico do Brasil (legítimo exemplar de arquitetura árabe, é a maior do Brasil); Templo Budista da Terra Pura (é a réplica do templo Fukui, no Japão, peça de contraste com o plano moderno de Brasília); Grande Oriente do Brasil (uma das mais importantes lojas maçônicas do país).
Lazer e Entreterimento: Pier 21 (ponto de encontro de jovens. Concentra-se um grande número de restaurantes, lanchonetes, cinemas, bares, casas noturnas e lojas); Parque da Cidade ( fica próximo ao setor hoteleiro. É um lugar que faz parte da vida do brasiliense, que encontra ali uma série de atividades como pista de kart, parques de diversão infantil, caminhada da lua, massagens, ginástica chinesa, roda de capoeira, unibiótica, aluguel de bicicletas(na loja do estacionamento 8) etc); Água Mineral (reserva ecológica que mantém praticamente intocada seus milhões de metros quadrados de vegetação do cerrado. Abriga dezenas de nascentes de águas cristalinas que formam enormes piscinas disponíveis para banhos); Jardim Zoológico; Jardim Botânico ( localizado na QI 23 do Lago Sul, abriga espécies da flora típica do cerrado e animais em risco de extinção, horta medicinal, orquidário e pista com 4 mil metros de extensão para caminhadas ou corridas. Bom, acho que por hoje já foi muita informação não é mesmo? Voltemos a Brasília em uma próxima postagem. Grande abraço

Um comentário:

  1. Parabéns pela idéia e pela postagem!! Excelente para os turistas e para os brasilienses!!

    ResponderExcluir