domingo, 16 de maio de 2010

Jaguariúna, Pedreira e Holambra

Quem tem marido do interior paulista, ou é do interior paulista, sabe o grande sucesso que os rodeios fazem por aquela região. E eu, que sou louca por música sertaneja, sim eu admito!!, lá fui correndo atrás do marido no XXII Rodeio de Jaguariúna. Minha primeira vez por lá. A cidadezinha é bem tranquila. Seu parque industrial atua em uma grande diversidade de setores da economia: bebidas (AMBEV), informática, comunicação (Motorola), medicamentos, cerâmica, metalurgia, autopeças, avicultura etc.
Outra atividade que teve um grande impulso nos últimos anos foi a de serviços, lazer e turismo. O passeio de Maria Fumaça, que é a principal atração turística do município, atrai várias famílias da região para uma voltinha cultural-recreativa. Durante o passeio, guias contam a história do trem e do café, fazem comentários sobre a sociedade da época, os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais. Bom, aí depois dessa pequena parada cultural, voltamos ao que me levou à Jaguariúna, o RODEIO!!! Achei super organizado, dividido em 2 camarotes, o Vila Country e o badalado Café de La Musique, e também havia uma opção mais em conta, a arena. A entrada sem tumultos, o rodeio muito bacana começou na hora marcada, às 21 horas, e o show do Zezé Di Camargo e Luciano (adooooro!) tb aconteceu sem tumulto nenhum. Então se você curte rodeio mas é avesso a loucura total de Barretos, venha para Jaguariúna!
Onde comer: Jantei um dia numa pizzaria super bacaninha, bem decorada, com uma pizza muito saborosa chamada Mingui & Aliche. Restaurante self service gostosinho: Restaurante Marchesini
Onde se hospedar: Hotel Jaguary (Fica em frente ao centro Culural e Estação Maria Fumaça); Pousada Vila Bueno; Pousada Circuito das Águas; Hotel Fazenda Duas Marias.

Pedreira
É uma cidadezinha que fico há 10 minutos de Jaguariúna e ótima para fazer comprinhas de artigos decorativos para casa, inclusive muita coisa de madeira  e de cerâmica! Os preços são muito bons, e a variedade é grande. Vale conferir.

Holambra
Primeiro um pouquinho de história: O nome do município surgiu das palavras Hol (Holanda) Am (América) Bra (Brasil) devido a sua colonização ter sido feita por imigrantes holandeses que vieram aqui iniciar uma vida nova após a devastação da Holanda na Segunda Guerra Mundial. Holambra começou a se destacar no cenário turísticom em 1998 quando foi elevada a categoria de Estância Turística. Holambra é nacionalmente conhecida pela produção de flores e plantas ornamentais.
Sugestão de passeios:
- maior moinho da América Latina;
-Estufa de produção de flores (pra quem mora por perto e está fazendo o paisagismo de sua casa, os preços são muito bons!);
-Criação de jacarés;
-Produção de cachaça artesanal
O roteiro gastronômico inclui opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira.

É isso aí pessoal, espero que tenham curtido um pouquinho do interior paulista. Grande abraço

Um comentário:

  1. Amei jaguariuna e Pedreira visitei este fim de semana...Holambra não fui que pena... estive

    ResponderExcluir