segunda-feira, 10 de maio de 2010

Búzios - RJ por Marcela Nardelli

Olá pessoal!! Hoje a postagem é sobre uma das minhas cidades preferidas de veraneio, e eu achei que eu não escreveria a altura deste lugar maravilhoso mesmo tendo visitado incontáveis vezes! Então resolvi pedir minha querida amiga Marcela Nardelli, criada na cidade e visitante assídua pra escrever esse post super bacana pra vocês. Espero que curtam! Grande abraço, Vyvianni


Búzios não é mais a mesma cidade que Brigitte Bardot divulgou na década de 60... está muuuuito melhor!


A cerca de 170km do Rio de Janeiro tem serviços de van e táxis particulares que permitem seguir viagem direto para as pousadas, inclusive, com vôos direto para Cabo Frio (17 km de distância).
As características de cidade pequena, ainda com cara de interior, se revezam com luxo e alta gastronomia. Mas não pensem os mochileiros de plantão e os turistas menos exigentes que foram esquecidos! Existem muitas pousadas com preços extremamente acessíveis.

Apesar da infra-estrutura que o antigo vilarejo oferece, o que se destaca continua sendo sua preservada beleza natural. Com 23 praias absolutamente lindas é realmente difícil limitar o que há de melhor por lá...

A praia Rasa é a primeira que se avista ao chegar na cidade. Apesar de enorme, não faz sucesso para se passar o dia, mas sim pelas aulas de esportes radicais: WindSurf, KiteSurf, WakeBoard, dentre outros, garantem a diversão.

Geribá é a minha praia preferida... Com 1,5km de extensão, possui ondas e tem aluguel de pranchas para os profissionais e surfistas de final de semana. Com larga faixa areia é ideal para as famílias, principalmente o canto direito, mais tranqüilo. Para os animados também é uma excelente pedida, pois aqui fica o famoso Fish Bone, uma mega barraca de praia onde tem de tudo... De performances circenses a DJs famosos, o lugar oferece som de qualidade que embala o fim da tarde ao início da noite, passando pelo melhor açaí da cidade.

Ao lado está a Ferradurinha que dá um show de beleza com água colorida e pedras que quase “pedem” para serem escaladas. Sem ondas, permite sossego e um gostoso passeio de caiaque.

Mais em direção ao centro temos a Tartaruga. Com petiscos deliciosos e ponto de parada das escunas, permite explorar a beleza marinha com máscaras de mergulho que podem ser lá mesmo alugadas. As pedras submersas são verdadeiros aquários gigantes e, sim, lá tem tartarugas!

A Ponta da Lagoinha é um lugar simplesmente imperdível. Não se trata de uma praia, mas de um cenário perfeito para uma bela sessão de fotos. Com uma paisagem com mais de 180º de visual, é ponto de interesse arqueológico, tem pedras gigantes e poças deixadas pela maré alta. No mar aberto (vista de cima) muitas tartarugas e gaivotas são flagradas “almoçando”. Vale a contemplação.

Uma caipirinha em João Fernandes e o pôr do sol na Azedinha realmente são essenciais!

Um bom passeio de escuna é uma excelente pedida. Aliás, andar de barco em Arraial do Cabo (cidadezinha a 35min de carro) é uma das maravilhas que a Região dos Lagos oferece.

As praias do Canto, Ossos e Armação concentram o agito da cidade. Cheias de barquinhos, traineiras e com esculturas em tamanho natural espalhadas pela Orla Bardot, ao longo dessas praias está a famosa e charmosíssima Rua das Pedras.

DICAS:

Um bom almoço? Restaurante do Davi (especializado em frutos do mar - $$), Parvati (massas - $$).

Outros destaques: Se Essa Rua Fosse Minha ($$), Briguitta´s ($$)

Um bom jantar? Don Juan (picanhas argentinas - $$) e Bar do Mangue (Porto do Barra – Centro Gastronômico em Manguinhos)

Chopp gelado? Devassa

Petisco? Pastel de camarão no Bar dos Pescadores (Porto do Barra – Centro Gastronômico em Manguinhos – aqui tem um deck enoooorme mar a dentro lindo!)

Romântico? Sawasdee (tay food - tem o prato da boa lembrança! - $$$)

Acima de 30 anos? Havana café (shows animados de salsa, jazz e blues e de frente pro mar)

Imperdíveis? Bar do Zé (alta gastronomia e a melhor caipirinha da cidade - $$$$) e Casa do Rock´n Roll (música ao vivo - fantástico!)

Agito? Anexo Bar (de frente pra praia), Zapata (Mexican Bar), Privilège e Pachá (noitada nervosa!!), filial do Lapa 40º (shows de samba e MPB sensacionais)

O melhor sorvete? Mil Frutas

Hospedagem? Pousada dos Tangarás

Além das dicas para curtir a cidade, fica aqui meu melhor conselho: o período de março a outubro (exceto feriados) continua sendo a melhor pedida... Não apenas pelos preços de passagem e hospedagem mais em conta, mas, principalmente, por ser fora de temporada (a Cidade não pára, mas realmente prefiro curtir Búzios sem a lotação do verão). Ah, e quanto ao tempo: com o tal do aquecimento global, nem o inverno tem resistido a Búzios!!!

2 comentários:

  1. Queria acrescentar aqui o Restaurante Quadrucci, comida maravilhoso, ambiente super agradável! Fica no Centro Gastronômico em Manguinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus relatos de Aruba adorei,,estou indo em outubro pra Aruba.Voce encontrou brasileiros la,,trabalhando e claro.obrigada.

    ResponderExcluir