quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lyon - França

Lyon
Lyon é a capital da região do Rhône-Alpes, e é uma das maiores cidades francesas.  Lyon foi fundada sobre a colina Fourvière como uma colônia romana em 43 a.C. A colina de Fourvière tem uma bela vista de toda a cidade, e também abriga a igreja mais linda que já vi na vida, a Basílica Notre Dame de Fourvière, tão rica em detalhes que fiquei boquiaberta. A basílica foi construída entre 1872 e 1896 e possui uma arquitetuta romanesca e bizantina, dois modelos não-góticos que não eram muito comuns na época. Enfim, vale conferir esse santuário de Nossa Senhora. A colina de Fourvière abriga ainda um Teatro Romano, ou melhor, as ruínas do mesmo que sua construção data do sec XV a.C.


Basílica Notre Dame de Fourvière

Basílica Notre Dame de Fourvière

Teatro Romano

Basílica Notre Dame de Fourvière

Lyon é atravessada por dois rios, o Saône e Rhône, o que dá um charme extra para a cidade. Dois pontos turísticos ligados aos rios são as pontes Lafayette e Bonaparte. E há agradáveis passeios de barco que se pode fazer por um deles. A cidade abriga ainda o Museu de Belas Artes, que dizem ser o melhor da França, a Ópera Nacional de Lyon, e a Catedral de Saint-Jean de Lyon. O museu eu dei azar com o dia em que eu estava na cidade, porque era o dia em que ele fecha, terça-feira, então não o conheci por dentro. A Catedral de Saint-Jean está em reforma, mas próximo à Sacristia tem um interessantíssimo relógio astronômico.

Lyon

Relógio Astronômico da Catedral St Jean
Conhecemos Lyon  a bordo de um ônibus de turismo, aqueles de dois andares e aberto em cima, e não me arrependi. Para quem está indo pela primeira vez acho que vale a pena sim, porque alguns pontos são bem distantes e no ônibus também é possível ouvir uma explicação sobre toda a história da cidade e seus pontos turísticos. Para as viciadas em compras, não deixem de ir às ruas Émile Zola e Rue du President Edouard Herriot. Lyon também é conhecida como a capital gastronômica da França, mas infelizmente eu não tive muito tempo e acabei jantando as duas noites em que lá estive no hotel em que fiquei hospedada, o Sofitel, que aliás recomendo demais tanto pela estrutura, atendimento, como pela localização.
Se você gostar de vinhos, não deixe de visitar a vinícola Beaujolais, que fica ao norte de Lyon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário