quarta-feira, 6 de julho de 2011

Provence

Eu sonhei tanto com o dia que escreveria esse post após minha visita à Provence que acho que acabou sendo um pouco frustrante. Esse não é um post recheado de plantações de lavandas, realizações de sonhos ou uma viagem perfeita, esse é simplesmente um post da minha experiência na Provence. Gente, a Provence é enooooooooorme, então o primeiro passo é você definir alguns lugares para visitar e se ater ao seu roteiro! Porque se você se deslumbra e começa a sair completamente do seu roteiro traçado, você vai acabar se embaralhando e não fazendo nada direito! Foi o que aconteceu conosco. Segundo lugar, defina as cidades que você quer utilizar como base, não fique pingando cada noite em um canto porque isso cansa, além de ser muito perigoso ficar andando pra cima e pra baixo com suas malas, como vocês poderão constatar mais adiante. Defina seus hotéis e pousadas com paciência e carinho, entre nos sites, tente pegar dicas com amigos ou blogs, verifique comentários sobre o local escolhido. Acredite, na Provence, um hotel bacana faz a diferença!! Dias de ócio e comilança fazem parte dessa viagem. Minha viagem pela Provence começou a partir de Lyon, de carro. O roteiro foi muito modificado durante a viagem (o que eu não gostei nada), mas as bases estavam definidas previamente: Lyon(de onde saímos), Avignon e Nice (só que vou deixar Nice para um próximo post de Côte D´Azur). No caminho de Lyon para Avignon, nossa primeira parada foi em Nîmes. Nîmes não é tão pequena quanto achávamos, e muitas ruas  estavam em obras, e as ruas não eram tão limpas como as demais que visitamos. Mas se você visitar Nîmes alguns lugares pelos quais você deve passar são:

Jardin de La Fontaine

























-Jardin de La Fontaine: é bonitinho, muito mais pedras e ruínas que um jardim propriamente dito, mas é um dos pontos turísticos. Então se você for até lá, suba todo o jardim até a torre Panorâmica (Tour Magne). Na entrada da Torre Panorâmica você pode comprar um ticket que te garante a entrada nos principais pontos turísticos da cidade, o que sai mais barato que comprá-los individualmente. A Torre dá uma vista de toda a cidade. Dentro do Jardim também há o templo de Diana;
-Arènes de Nîmes: é o mais bem conservado anfiteatro romano da Europa;

-Maison Carrée: um dos mais bem conservados templos romanos do mundo. Foi construído entre 19 e 16 A.C.

Arènes de Nîmes
Almoçamos no restaurante Le Petit Bonfinger, fica ao lado do anfiteatro romano. A comida era boa, nada de especial, mas o restaurante me ganhou pelo atendimento. Principalmente no interiror da França há o famoso horário da siesta! Então pessoal, horário de almoço é do meio dia às 14:30, e depois os restaurantes fecham. E 14:30 é o horário que fecha, não o horário limite para se sentar. Chegamos a este restaurante às 14:20, os garçons não queriam mais nos atender, mas o proprietário fez questão que sentássemos e nos serviu com muito bom humor.

Arles

Anfiteatro Romano de Arles















 De Nîmes partimos para Arles. Adorei Arles! É uma cidade pequenininha e fofa.Estacione o carro na entrada da cidade e perca-se pelas vielas charmosas. O que fazer em Arles:
-Anfiteatro Romano: lindo! acho que se não é o mais bonito que já vi, é um dos mais;
Theatre Antique: não sobrou muito do Theatre Antique de Arles, apenas alguns pilares e colunas e alguns restos de esculturas;
Arles
-Espaço Van Gogh: o espaço Van Gogh estava fechado no dia em que estive em Arles!!! Pena;
-Termas de Constantino;
-Place de la Republique;
-Jardin D´Ete.
Mas o legal mesmo é caminhar devagar pelas ruelas, apreciar a arquitetura, tomar um gelato e descobrir um pouco mais sobre a história desse lugar.
Onde comer: Restaurante Corazon ( B Rue Reattu 13200, Tel.:0490963253), recomendado pelo guia Michelin.


De Arles, seguimos para Avignon. Chegamos em Avignon já estava escurecendo, e descobrimos depois de muito tempo procurando, que nosso hotel não ficava dentro de Avignon. E pra completar o hotel era bem ruim, parecia um daqueles motéis de beira de estrada americanos. Todo mundo de mau humor, acabaram querendo sair cedo do hotel, sem a menor intenção de voltar para a segunda noite, e no meio do nervosismo não me deixaram nem sequer conhecer dentro das muralhas...decepcionante! Mas como eu já tinha pesquisado o que fazer em Avignon, aqui abaixo segue as dicas:

-Rue de La Republique: é a rua na qual você pode fazer algumas comprinhas caso haja necessidade;
-Para quem vai em julho tem o Festival de Avignon: dizem que o festival é muito bacana, com filmes, encenações, debates com escritores, dramaturgos etc.;
-Palais de Papes: o palácio onde moravam os papas. Ao lado tem um jardim do qual você pode ter uma visão privilegiada da cidade;
-Ponte de Avignon: hoje só existe metade da ponte, mas você pode passear por cima dela sem problemas;
-Universidade de Avignon.

Gordes

Saímos de Avignon para uma rápida parada em Gordes, mas quando chegamos em Gordes nos apaixonamos loucamente por aquele lugar! Gordes é uma cidade medieval, na verdade é uma vila porque é bem pequenininha, e fica a mais ou menos 38 km de distância de Avignon. É um lugar simplesmente apaixonante, desde o momento que você a avista de cima das montanhas. O que fazer em Gordes:

Gordes
- Apreciar a vista!!
- Comer!
 - Se empanturrar de cerejas;
- Tem um museu que mostra a parte subterrânea da cidade.
L´Estellan
Le Mas Tourteron















Onde comer:

-Em Gordes, no centrinho você vai encontrar várias boulangeries deliciosas, mas se estiver com vontade de bons restaurantes tenho dois perfeitos pra indicar. O primeiro é o L´Estellan, que fica um pouquinho fora de Gordes, em Les Imberts (é 5 min de carro), e foi onde almocei. O lugar é lindo, hambiente agradabilíssimo, champagne rosé perfeita (Mademoiselle Rosé), comida deliciosa, atendimento perfeito. Vá que vale a pena! A outra sugestão de restaurante que vou te dar é o Le Mas Tourteron. Esse você precisa fazer reserva com certeza, e se o tempo estiver bom, peça para reservar na varanda do lado de fora que é maravilhosa. O lugar é super romântico, e fica próximo a várias plantações de cereja. Adorei!
Cerejeira em Gordes
Onde se hospedar: Gordes tem várias pousadinhas muito bacanas, mas as mais legais são bem caras. Se você ficar em Les Imberts que é do lado sai bem mais em conta.

CUIDADO: Chegamos em Gordes, nos distraímos e apaixonamos pelo lugar, pelas pessoas, pela culinária e baixamos a guarda....fizemos a maior besteira do mundo! Deixamos nosso carro carregado de malas enquanto almoçávamos demoradamente em Les Imberts. Por estar dentro do estacionamento, e por ser um vilarejo, nem nos preocupamos, e a surpresa horrorosa veio logo após o almoço. O vidro do carro foi quebrado e todas as nossas malas roubadas. Ficamos com a bolsa de mão e a roupa do corpo. Posso te dizer que é uma situação desesperadora, a gente nunca acha que vá acontcer com a gente, ainda mais em um cenário daquele. Meus queridos, o que descobri depois conversando com o pessoal da Hertz, é justamente o contrário do que eu imaginava! É justamente em lugares como Gordes onde ocorre o maior número de furtos na França. Os marginais se aproveitam que as pessoas estão de passagem, que não vão demorar muito por ali, que muitos nem vão se hospedar, então estão como nós, com todas as malas no carro.....e como diz o velho ditado: A oportunidade faz o ladrão! Então pessoal, se cuidem, e não dêem bobeira.

Espero que eu tenha ajudado um pouquinho com a viagem de quem vai pra Provence. Divirtam-se!!! Comam bem, curtam a paisagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário