quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alcântara - Maranhão

Olá pessoal, recebi as fotos de uma amiga (Brigada Clarissa! Lindas fotos e ótimas infos) que esteve no município de Alcântara no Maranhão, e eu me encantei com as fotos dela e resolvi colocar um pouco de informação sobre esse lindo lugar, e claro, várias fotos que a Clarissa me mandou.

Um pouco de cultura:
Alcântara é um município do estado do Maranhão. O espaço deste município foi anteriormente habitado pelos índios Tupinambás. Os franceses estabeleceram-se ali no início do século XVII, sendo posteriormente expulsos pelos portugueses.O povoado foi elevado a Vila de Santo Antônio de Alcântara em 1648, e durante o período colonial, foi um importante centro agrícola e comercial. Nem epidemias de varíola, em 1799 e cólera, dois anos depois, impediram o súbito crescimento da vila. Tanta prosperidade econômica criou uma verdadeira aristocracia em Alcântara. As famílias abastadas pautavam-se pelas últimas modas inglesas e francesas, importando produtos e costumes.No século XIX a cidade entrou em um período de decadência. Muitas são as causas apontadas para o declínio econômico em que Alcântara mergulhou , para nunca mais se recuperar. A abolição da escravatura, evolução de técnicas agrícolas, exploração excessiva do solo, recuperação do cultivo de algodão nos EUA após a Guerra de Secessão, fim da Companhia Geral de Comércio, lutas pela Indepêndencia do Brasil, maior facilidade no transporte da produção de outras áreas do país. Em 1896 a população se reduz a 4.000 habitantes, a Igreja Matriz está fechada e as plantações de algodão quase não existem mais. As áreas das fazendas foram ocupadas pelos ex-escravos, que deram origem a muitos povoados ainda hoje existentes. O patrimônio histórico da cidade sofreu inúmeras baixas, desde o roubo de peças das casas por colecionares e moradores até confisco de peças da igreja pelo governo federal em 1889. Estes saques, aliados a um total descaso pelas construções, significaram a decadência definitiva para a memória de Alcântara.
















O conjunto de sobrados que sobreviveram ao descaso e ao tempo, alguns com paredes de pedra e cal e ainda com fachadas revestidas por azulejos portugueses, foram tombadas pelo Iphan em 1948 como Patrimônio Nacional.

Fontes de pesquisa: http://www.cidadeshistoricas.art.br/alcantara/al_his_p.php e http://pt.wikipedia.org/wiki/Alc%C3%A2ntara_(Maranh%C3%A3o)


Você vai ter a sensação de que está em um lugar que parou no tempo. Uma grande vantagem é que praticamente todos os pontos turísticos de Alcântara podem ser visitados a pé. Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré. Subindo a ladeira de mesmo nome, você estará no coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho.



É possível também, a partir de Alcântara, fazer passeios de barcos por igarapés e visitar ilhas como Cajual, onde estão sendo descobertos valiosos fósseis.

Dicas da Clarissa:
-No "porto" para pegar a balsa para ir para Alcântara preste atenção! Só compre o ticket na bilheteria,não ceda ao assédio antes de chegar lá, pois caso você compre o ticket fora da bilheteria (como a gte fez, afinal não sabíamos como era...) vc poderá embarcar em balsa clandestina. Prete atenção, se tem coletes salva vidas para os todos passageiros, de preferência peça o seu antes da balsa sair, afinal, provavelmente não terá colete para todos!!! A travessia é em mar aberto,com muito vento, e não dá para contar com a sorte.
Como não sabíamos disso, a nossa balsa estragou na volta e ficamos a deriva no mar, afinal, como a embarcação era clandestina (até então, não sabíamos de nada!) eles não podiam chamar a capitania dos portos para rebocar a gente! Ficamos por quase 2 horas parados até que outra embarcação passou e nos rebocou.

Lá em Alcântara é lindo, muitas ruínas, mas, a cidade estava suja e também abandonada. Havia muito mato na rua.Quando for lá, não deixe de comer o doce de espécie, é um doce com massa de pastel com côco, uma delíca.
-Tome remédio antes de viajar (Acho que realmente vale a pena, pq muuuita gte passa mal! A viagem leva cerca de1 hora a 1 hora e meia)

É tão comum enjoar em viagens para Alcântara que vende-se Dramin  no Centro de Atendimento ao Turista, no porto de onde saem as embarcações para São Luís. Quem puder comprar antes vai economizar.
-A melhor forma de conhecer Alcântara é mesmo a pé. Mas escolha sapatos bem confortáveis porque todas as ruas e ladeiras são calçadas em pedras coloniais, o que dificulta a caminhada para quem estiver com sapatos desconfortáveis.


Pontos Turísticos de Alcântara:
-Museu Histórico e Artístico de Alcântara

-Pelourinho
-Casa de Câmara e Cadeia
-Praça da Matriz

-Casa do Imperador

-Igreja e Convento do Carmo

-Casa do Divino
-Fonte das Pedras

Bom, é isso pessoal! Espero que vocês curtam e que esse post incentive vocês a quererem conhecer um pouco mais da história do nosso país! Afinal, muitas vezes viajamos à Europa atrás de monumentos históricos e esquecemos das belas cidades históricas brasileiras. Grande abraço.






 




4 comentários:

  1. eu amo essa cidade eu so dai mais to morando no rio de janeiro mais eu amo essa cidade de paixao meu nome é nayara

    ResponderExcluir
  2. Que bom Nayara!! Se você quiser compartilhe com a gente dicas que você daria a quem está visitando sua cidade pela primeira vez. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Visitei e aprovei....A city eh liiinda!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola, me chamo Renatha Trindade e moro em Alcântara. Amo este lugar, que é lindo, aconchegante e acolhedor. Tenho um blog com algumas informação da cidade, se quiser poderemos compatilhar informações. Abraços e parabens, suas informações são muito boas.

    ResponderExcluir