sábado, 28 de novembro de 2009

Punta Cana - República Dominicana

Olá!! Pessoal recebi uma resenha de Punta Cana do meu  amigo Guilherme Bilheri que esteve lá há poucas semanas, e achei tão legal que seria injusto não compartilhar com vocês. Grande abraço!!!

1. Companhia Aérea e Aeroporto
Nossa companhia foi a COPA AIRLINES. Ao contrário do que muitos nos disseram, a viagem foi ótima. As poltronas são confortáveis e espaçosas em comparação com vôos domésticos da GOL ou da TAM. A comida é tranqüila, nada diferente, variando entre pratos e sanduíches a base de frango, presunto e queijo. A tripulação não fala português, somente espanhol e inglês.


Na ida, no atendimento de balcão, conseguimos transferir nossas poltronas para a fileira da saída de emergência, onde é mais espaçoso. Chegando ao Aeroporto de Punta Cana, o susto! Descemos na pista (normal) e nos encaminhamos ao aeroporto que é feito de sapê. Assim ... bem estruturado, nada de improviso, mas é de sapê. Tivemos que pagar uma taxa de entrada de U$10,00, e tiramos uma foto com moças vestidas com trajes locais, que nos foi oferecida no dia da partida.

Na volta, no aeroporto de Punta Cana, talvez esteja o maior problema. Inúmeras pessoas tiveram problemas com excesso de peso e tiveram que esvaziar as malas. Não sei ao certo como funciona no Brasil o limite de 32 quilos. Mas, em Punta Cana, a regra era de no máximo 23 quilos em uma mala e 9 quilos na outra. Não comprei nada pesado e tive problemas.

Na saída muito se fala em uma taxa de U$20,00. No nosso caso, o representante do receptivo no informou que já estava inclusa, e não tivemos que pagar nada.

2. Escala


Fizemos nossa escala no Panamá (se não me engano, outras opções são Caracas e Miami). Por causa desta escala tivemos que trocar nossos cartões nacionais de vacina contra a febre amarela por cartões internacionais. Isso é feito somente nos aeroportos, na sala da ANVISA, no horário de 9hs às 16hs, isso em Belo Horizonte.

O Panamá é um país é livre de impostos, então muitas pessoas aproveitaram para fazer comprinhas. No aeroporto o free shopping é realmente um pequeno shopping. As principais ofertas são perfumes, bebidas, chocolates e eletrônicos, mas também tem lojas da Lacoste e da Tommy. Quem for fazer compras irá reparar nas variações de preço, principalmente nos eletrônicos. Agora, para ver se compensa, só mesmo anotando na ida e na volta.

3. Receptivo
Nosso receptivo era da CLUB CARIBE (www.club-caribe.com), que foi contratado pela CVC. No aeroporto foi bem fácil de localizar o stand deles. O encarregado nos entregou alguns papéis do CC e nos encaminhou a uma van que foi direto ao nosso hotel (cerca de 30 minutos).


No hotel, existia um representante do CC que marcou uma reunião e nos deu todas as dicas do local, do hotel e, principalmente, dos passeios. Tudo pode ser feito através dele, pagamentos, reservas, etc. A CVC está exigindo que eles aprendam português porque, segundo eles, sairão dois vôos diários de SP, somente da CVC.

4. Hotel


Ficamos no hotel BARCELÓ PREMIUM PUNTA CANA. O Hotel é bem tranqüilo, confortável, bonito, com atividades o dia todo e com uma boa divisão para quem quer descansar e para quem quer “se divertir”. Isto porque as piscinas são bem dividas: uma agitada com música e bar molhado, outra mais tranqüila e uma terceira para crianças.

O hotel possui um pedaço de praia delimitado e todos nos aconselharam a não andar fora deste trecho, tanto por causa de vendedores inconvenientes como por causa da violência mesmo. Dentro do espaço marcado, não há perigo algum.

O sistema é all inclusive. No restaurante principal (Buffet) é servido café da manhã, almoço e janta. A comida é americanizada, pesada, gordurosa, mas não muito saborosa ou temperada. Para quem não tem restrições, é bem tranqüilo e não há problemas.


O hotel também oferece jantares em restaurantes típicos (mexicano, italiano, dominicano, japonês, francês, BBQ e frutos do mar). Na chegada, o hóspede recebe algumas reservas, em dias alternados, e recebe informações caso queira reservar para os outros dias (tudo incluso).

Bebidas são servidas o dia inteiro, é só pedir. O mais comum é pedir rum, que é a bebida local. Se quiser uma marcar de vodka especial, peça pelo nome (ex: se quiser absolut, peço pina colada com absolut), porque eles servem uma genérica (nada ruim).

As únicas atividades que são cobradas no hotel são os esportes com motor, a internet e o spa.

Algumas poucas pessoas faziam questão de deixar gorjetas para camareira, para o barman, para o garçom e etc., mas não é obrigatório, não é pedido e não é necessário, aliás, já está no pacote.

Sobre outros hotéis em geral: não há muito erro. Passamos por vários hotéis nos dias de passeio e percebemos que todos parecem ótimo. Algumas diferenças em números de piscinas, restaurantes, quartos e etc., mas não há muito como errar. Creio que a maioria esteja no mesmo padrão, difícil dizer qual é o melhor.

5. Passeios


Saímos do Brasil sem nenhum passeio acertado (penso que seja melhor assim mesmo). O CC cuidou de tudo para nós. No dia seguinte a nossa chegada, havia uma reunião marcada com o representante do CC. Nesta reunião ele nos apresentou os passeios, com preços, informações necessárias e suas dicas pessoais.
Um veículo nos buscou no hotel, na hora marcada e nos levou até os destinos. Sem erro, tudo muito organizado.
Escolhemos dois passeios : ISLA SAONA E PRAIA PALMILLA e DOLPHIN ISLAND.

Para DOLPHIN ISLAND saímos do hotel um ônibus especial e fomos até uma pequena praia de onde partiam as lanchas. É um passeio em alto mar, onde foi montada uma estrutura especial (passarelas e tanques), que formam piscinas de água salgada para golfinhos, tubarões, arraias e leões marinhos. Nadamos em grupos com os golfinhos, que podem ser tocados. Depois, eles emprestam equipamento para mergulhar com os tubarões e arraias (dizem que cortam os dentes dos tubarões). O passeio é bem legal. O único problema é que fica inviável tirar fotos, porque não pode entrar com elas na água (nem as especiais a prova d’água). Dessa forma, tivemos que comprar o DVD feito por eles com nossas fotos, por U$30,00 o casal (não dá pra dividir com outras pessoas). Duração: meio dia.



O passeio de ISLA SAONA e Praia PALMILLA é o mais requisitado. Foi onde filmaram LAGOA AZUL. O passeio começa no ônibus, que segue por 2 horas (de Punta Cana) para o local onde ficam os barcos (BAHAYBE). Neste local pegamos lanchas rápidas que nos levaram à ilha. É uma ilha com praias desertas, onde as empresas de turismo montaram uma estrutura rústica para atender os turistas. É o verdadeiro mar do Caribe, aquela água azulzinha que dá para ver o fundo, areia branquinha, palmeiras por toda a praia. É bem bonito mesmo. Além da ilha, fomos, no mesmo barco, para piscinas naturais de pouca profundidade (1,60m) no meio do mar. Depois seguimos para PRAIA PALMILLA, bem parecida com a primeira, onde almoçamos, bebemos e descansamos mais. O passeio é imperdível, sem dúvida o melhor de todos. Custou U$85,00 por pessoa, incluindo bebidas e almoço. Tem um profissional filmando, e o DVD custa U$40,00 para quem quiser adquiri-lo (dica: dividimos com um casal de brasileiros). Duração: Dia inteiro.

Outros passeios bem procurados são:


 ILHA DE CATALINA E ALTOS DE CHAVÓN - o passeio vai para uma ilha, onde da para mergulhar e depois vai para Chavón que é uma cidade histórica/turística, conhecida como cidade dos artistas, e que é uma réplica de Roma.


 MANATI PARK – nada mais é do que um Beto Carreiro World com animais diferentes. Mas, para crianças deve ser bem legal.

 SANTO DOMINGO – para quem quer conhecer a capital do país.

Além destes passeios turísticos, fomos a uma boate: IMAGINE. A discoteca fica em uma caverna, é subterrânea. É bem legal, bem seguro, bem divertido e bem diferente. Dentro do hotel existem os promoteres e o próprio representante do receptivo pode organizar tudo. Eles oferecem ônibus que leva e busca em hora marcada, com organização e sem riscos.

6. Compras


É a parte mais chata da viagem. Os dominicanos são muito mais chatos que os brasileiros quando querem vender alguma coisa. Eles ficam magoados quando você não compra nada. O papo é sempre o mesmo, eles se fazem de coitados.

Minhas dicas: deixar as compras pro final e negociar muito o preço. No hotel é tudo mais caro. Existem centros comerciais perto dos hotéis (pesquisem com o representante do receptivo).


Posso passar alguns exemplos de preços:

 Camisas: U$5,00 a U$15,00 – mais é roubo. Preço bom: U$10,00

 Rum: Brugal ou Barceló Anejo: U$9,00 a U$15,00

 Pedras e cordões: U$3,00 a U$10,00

 Telas: U$10,00 pequena; U$20,00 média; U25,00 grande

Além disso, não há muito mais para comprar por lá. É muito artesanato, que, sinceramente, não é tão bonito assim. Se não quer comprar, não sorria. Se fechar a cara eles não insistem com você.

7. CONCLUSÃO


É tudo muito parecido com o nordeste brasileiro: as pessoas, a paisagem, o clima, com o agravante de ter o mar do caribe ao seu lado.
Não iria novamente para a República Dominicana porque não há muito a conhecer além da natureza, mas voltaria à região do Caribe porque é lindo.
Para quem pensa em ir pela primeira vez a Punta Cana, recomendo muito. É lindo. Aconselho a escolher hotéis localizados no Mar do Caribe, que se não me engano é na região de BAHAYBE. O meu hotel ainda era no Atlântico, mas também tinha um visual bem legal.

17 comentários:

  1. Puxa ...
    Excelente !!! Estou com viagem marcada para Punta Cana. Vou para lá no começo de Fevereiro e o seu blog foi onde achei as melhores informações.

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que pudemos ajudar Guilherme! Quando voltar de Punta Cana se tiver dicas a acrescentar por favor compartilhe!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Guilherme. Valeu mesmo. Super agregador.

    ResponderExcluir
  4. Ola.. bem na verdade foi vc me ajudou muito quanto as informacoes, estou querendo ir passar minha lua de mel em punta cana em dezembro, mais so tem um problema que esta me deixando de cabeca quente e com medo de fechar o pacote na cvc, eu nao sei falar em ingles e nem espanol. O povo la entende o portugues? da para se comunicar, tipow.. fazer resevas nos restaurantes do hotel falando em portugues.. essas coisas sabe!!? minha duvida maior e essa, pois quanto ao resto ja to bem informado quando tudo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kennedy, conversei agora com uma amiga q acabou de voltar de Punta Cana e ela disse q eles entendem inglês e espanhol....português só no emblomation, vai ter q enrolar a língua. Mas ela disse q não vê perigo algum nisso, pq eles são muito solícitos lá,tanto que às vezes incomoda! E como vc vai pela CVC,acho q não precisa se preocupar,pq pelo q eu sei sempre tem um agente cvc por perto, e acho q no momento em q vc desembarcar em Punta Cana, um agente cvc estará no aeroporto aguardando por vcs, e vc já pode de cara expôr seus medo qto à barreira da língua e tenho certeza que eles te ajudarão. Vc tá fechando o pacote direto na loja da cvc? Se sim, acho q vc já pode até falar com eles o q está te deixando inseguro, assim eles podem achar uma solução juntamente com o staff deles de Punta Cana. Eu não acho q vc deva deixar de ir por conta do idioma não

    ResponderExcluir
  6. Olá, vi esse post sobre Punta Cana e resolvi dar minha opinião. Fui conhecer Punta Cana agora um julho na minha viagem de lua de mel. Ficamos no hotel chamando Paradisus Punta Cana... Adoramos!!! O hotel é ótimo, a praia boa, serviço mt bom!!! Eles só falavam inglês e espanhol mas não achei nada dificil a comunicação... até pq qdo vc sai do Brasil é mt dificil achar lugares em q se fala português... o pessoal do hotel era super solicito e nos ajudava sempre!!! Punta Cana combina com o estilo all inclusive pq o programa lá é curtir a praia e descansar... Esse hotel que eu fiquei tinha restaurantes de tds os tipos (japonês, chinês, italiano, mediterrâneo, internacional, dominicano e até brasileiro). Não era necessário fazer reserva, vc chegava e comia... Cd restaurante tinha um estilo, mas tds mt bons!!! A bebida tb era liberada sempre... o dia td!! Indico Punta Cana para quem quer descansar e aproveitar a praia... O esquema lá é aproveitar o hotel e no máximo fazer esses programas durante o dia!! Por isso vale a pena pegar o hotel com all inclusive!! A minha intenção foi ajudar quem está com dúvidas sobre o destino... se precisar de mais alguma dica eh so perguntar... Mas indico mt o destino!!! Eh maravilhoso...

    ResponderExcluir
  7. Alessandra Belo Horizonte,eu gostaria de saber se posso ir para punta cana com milhagem da tam?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Pode ir de milhas da TAM sim. Há três possibilidades, uma é pela a United Airlines, saindo de SP, indo para os EUA (não se esqueça que vc vai precisar do visto americano), e dos EUA para Punta Cana. Em baixa temporada vc gasta 20.000 milhas de SP para os EUA, e 15.000 dos EUA para Punta Cana. Então ida e volta gastaria um total de 70.000 milhas. Em alta temporada são 30.000 milhas de SP para os EUA e + 20.000 dos EUA para Punta Cana, dando um total de 10.000 milhas em classe econômica ida e volta. Além da United, outra cia aérea que faz esse trecho tb pelos Estados Unidos é a Continental. Mesma quantidade de milhas serão cobradas. A terceira possibilidade é utilizar a LAN, que sai de SP e vai para Lima e de Lima para Punta Cana. Não é necessário visto neste trecho. Em baixa temporada são utilizadas 10.000 milhas de SP para Lima e 15.000 de Lima para Punta Cana. Total de 50.000 milhas ida e volta. Em alta temporada são utilizadas 10.000 milhas de SP para Lima e 20.000 de Lima para Punta Cana, total de 60.000 milhas ida e volta. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.

    Sou Adson de Belo Horizonte.

    Primeiramente gostaria de agradecer essa postagem super interessante, me refletiu bastante quanto a poder viajar para Punta Cana. Pretendo ir para Punta Cana ou Cancún em Outubro/2011, e gostaria de uma dica de vocês quanto essas cidades. Vocês acham que vale mais a pena conhecer Punta do que Cancún? O que está valendo mais a pena, ir de CVC ou TAM VIAGENS ? Quanto ao Espanhol, o entendimento deles é tranquilo? Pois o meu já está um pouco avançado. Gostaria de um telefone de contato de vocês que foram, para podermos conversar com calma, caso fosse possível. Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Adson! Que bom que o post te ajudou. Qto a conhecer Punta Cana ou Cancun, acho que você que tem que ver qual a pretensão dessa viagem, pq as duas tem perfis bem diferentes. Punta Cana você vai mais para curtir o hotel, descansar, namorar,é bem mais tranquilo. Já Cancun, você tem inúmeras baladas, restaurantes, bares, fora a curtição do hotel tb.Sobre se vale mais a pena pela CVC ou TAM viagens, é mais uma escolha que só você pode dizer o que é melhor para você. Eu considero os serviços da TAM Viagens bem melhores, mas acho que é difícil alguma empresa bater o preço da CVC. Mas temos outras operadoras que também trabalham muito com Caribe como a MMT Gapnet, a Maktour, RCA, Designer Tours.... Geralmente os hotéis que a CVC oferece são praticamente lotados apenas pelos passageiros deles, até por isso conseguem negociar melhor com eles. Qto ao espanhol, se você tem um espanhol avançado acho que não tem com o que se preocupar!! E arranha um inglês tb? Se sim, você vai se virar bem. Os nossos telefones pra contato são: 61 3442-8025 ou 3242-2436. Meu nome é Vyvianni, mas a Jucelia tb pode te atender e esclarecer suas dúvidas. Se quiser me envie um email no vyvipedrosa@soliciteturismo.com.br

    ResponderExcluir
  11. poxa! gostei das suas informações. estou indo pra REP DOM nesse mes, e concerteza curtirei esses locais, obrigado

    ResponderExcluir
  12. boa noite,

    estou indo para punta cana em março/12, ouvi falar que ha alguns pequenos shoppings com lojas e preços bons, e verdade? tem um tour de compras oferecido pela cvc de $45, vale a pena?
    fechei com o hotel barcelo punta cana e ja fui informado que a localização dele nao e mto boa, mas me recomendaram pelo preço e por ser um antigo hotel da rede breezes. O que me deixou em duvida é que ne alguns comentarios falam que ha um esquema premium, como posso adquiri-lo???
    obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  13. Nossa estou indo agora em junho e vc fez uma descrição de tudo que precisava saber!!!! Muito obrigada!! Ajudou d+++++++++

    ResponderExcluir
  14. GRATA PELAS INFORMAÇÕES....ESTOU INDO DIA 18 /07/2012.....PELO QUE VÍ É MUITO PARECIDO COM CANCUN....QUE FUI ANO PASSADO....ACREDITO QUE VÁ VALER A PENA E O PREÇO. POR ACASO TEM SHOPING COMO O LA ISLA DE CANCUN???? GRATA PELAS INFORMAÇÕES

    ResponderExcluir
  15. Estou indo agora em agosto com um grupo de amigos
    e na volta posto meus comentários. Valeu pelas dicas, vou tentar aproveitá-las.

    ResponderExcluir
  16. Estarei indo para Punta Cana eu e meu marido passar o Ano Novo será nossa primeira viagem internacional, será que vc poderia me ajudar em relação a quantas malas levar por pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na classe econômica cada passageiro pode levar 1 ou 2 malas e a soma dos pesos tem que ser de até 32 kg. Acho que para Punta Cana está muito bom, vocês não vão precisar mais que isso no calor e praia ;)

      Excluir