sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fernando de Noronha -PE





Fernando de Noronha, o paraíso na Terra! Não há adjetivo que caiba melhor para Noronha. Formado por 21 ilhas e ilhotas, fica a 545 km de Recife (o vôo da Varig Recife-Fernando de Noronha é ótimo, utiliza o equipamento Boeing 737500 com capacidade para 108 passageiros, dura cerca de 50 minutos e faz um vôo panorâmico na chegada espetacular!) e a 360 km do Rio Grande do Norte (vôo da Trip, que utiliza o equipamento ATR-42, um turboélice com capacidade para 45 lugares). O Arquipélago possui aproximadamente 3 mil habitantes, e controla o número de turistas que entram e saem por dia para preservar essa paisagem extraordinária. Todos os visitantes e turistas têm que pagar a Taxa de Preservação Ambiental do Distrito de Fernando de Noronha, destinadas a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Arquipélago. O valor da taxa é de R$32,00 por dia/pessoa. Todas essas precauções tomadas pelo Distrito de Fernando de Noronha vêm dando resultado, palavra de quem esteve lá, caminhou por várias praias, mergulhou e comprovou que no Arquipélago o turismo é desenvolvido de forma sustentável. As praias estão divididas em duas áreas: o Mar de Dentro, voltado para o continente, e o Mar de Fora, para o oceano. São tantas opções de praias e passeios que uma viagem a Noronha requer no mínimo 5 dias para usufruir dos inúmeros atrativos naturais.
Praias e Baías do Mar de Fora: Praia do Leão (na minha opinião é uma das mais bonitas, me apaixonei pelo mirante que tem antes de você chegar à praia. Pra chegar até a praia é preciso fazer uma caminhada por uma pequena trilha que desce até a areia. Mas é tranqüila e vale a pena! A areia branca, a água transparente e as centenas de gaivotas fazem a paisagem valer a pena! Fora que essa é a praia onde mais ocorrem desovas de tartaruga. Nos períodos de desova, ninguém desce à praia após as 18 horas. ); Ponta das Caracas (numa ponta rochosa, econtram-se piscinas naturais no meio das pedras. Mas atualmente está proibida para banho pelos perigos que a descida proporciona); Baía Sueste (mar calmo e ondas suaves, é a região histórica. ); Praia do Atalaia ( é um aquário natural, onde mergulha-se com snorkel. É possível observar vários cardumes, ouriços, corais entre outros. Numa pequena faixa de terra somente trinta pessoas podem permanecer, exigência controlada pelo IBAMA. O caminho para a Praia do Atalaia é um pouco longo e é feito de buggy. É preciso esperar em uma fila de buggys para se ter acesso à Praia devido ao número restrito de visitantes); Enseada da Caeira ( região de piscinas em pedras, rodeada de dunas); Buraco da Raquel (o nome é tirado de uma grande pedra à beira mar, rodeada de piscinas rasas, cheias de peixes coloridos. A descida até a pedra é proibida, mas vale a pena o visual de cima); Ponta do Air France ( fica onde o mar de dentro encontra o mar de fora. É a região onde os franceses se instalaram na década de 20 para prestar apoio à aviação. Não é área para banho.).
Praias e Baías do Mar de Dentro: Praia e Porto de Santo Antônio (é usado como porto de carga e descarga de embarcações de pequeno porte. A praia do porto não é muito legal, mas o interessante é ir no final da tarde ao Porto olhar os pescadores jogando restos dos peixes no mar e vários tubarões chegarem bem perto das pedras. Nas proximidades está o forte Santo Antônio, em péssimo estado.); Praia da Biboca (não é uma área para banhos. É composta por pedras negras que comprovam a origem vulcânica da ilha.); Praia do Cachorro (é uma praia próxima à vila. Fica logo abaixo da Fortaleza dos Remédios. A praia fica cheia de surfistas e, próximo à ela é onde fica o Bar do Cachorro, que é onde o agito noturno acontece.); Praia do Meio (fica entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição); Praia da Conceição (o acesso é muito fácil e possui um bar com vista para o mar. O pôr do sol visto dessa praia é simplesmente deslumbrante!); Praia do Boldró (se você curte um pouco de conforto além da natureza espetacular, a praia do Boldró é a mais indicada. Ela possui um quiosque grande de uns italianos com várias mesas, cadeiras com colchões e a caipiroska é ótima! O acesso de buggy também é muito fácil, você pára praticamente na areia); Praia do Americano ( pequena e deserta, é procurada por sua privacidade); Praia do Bode; Praia de Quixabinha (excelente para banhos); Cacimba do Padre (uma das maiores praias em extensão, tem como sua grande atração, o Morro Dois Irmãos, um dos símbolos da ilha. É linda, vale muito a pena!); Baía dos Porcos (quase sem extensão de areia é formada por pedras que são piscinas naturais com peixes coloridos. O acesso à Baía é complicado feito por meio de pedras.); Baía do Sancho (isolada, limitada por uma falésia acentuada, mirante natural pode ser alcançada por três caminhos: de barco- um dos melhores lugares para se fazer snorkel; pelas escadas embutidas dentro de uma fenda na rocha- que não é pra qualquer um! Principalmente a subida de volta!; e escalando rochas a partir da Baía dos Porcos. Bom, o mais fácil mesmo é o acesso pelo mar, mas quem não tiver a oportunidade, só de chegar ao mirante já é uma vista espetacular.); Baía dos Golfinhos (é o local de acasalamento e descanso dos golfinhos, sendo considerada o maior aquário natural do mundo em animais dessa espécie.); Ponta da Sapata (é um dos lugares preferidos dos mergulhadores).
Bom pessoal, espero que tenham curtido saber um pouquinho sobre cada praia. Não deixem de ir a Fernando de Noronha, é uma viagem sem igual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário