Acho difícil chegar a Paris e não sentir um arrepio, e não se enamorar pelos seus monumentos grandiosos, seus museus com acervos maravilhosos, as pontes românticas ao longo do Rio Sena. Muitas pessoas reclamam do mau humor dos franceses, ou mesmo de grosserias, mas se você quiser ser super bem recebido em Paris basta tentar se comunicar o básico em francês! Todo mundo, em qualquer parte do globo se sente lisonjeado quando alguém tenta falar sua língua mesmo que fale muito pouco! Então pessoal, quem puder aprenda ao menos um :Bom dia; boa tarde; boa noite; eu não falo francês; você fala inglês?; obrigada; com licença. Com esse básico garanto que o tratamento já será outro!
Comece sua jornada por Paris com um lindo passeio pelo Rio Sena a bordo do Bateau Mouche. O cruzeiro dá um belo panorama dos bairros parisienses e das atrações à beira do Sena. Desembarcando do Bateau Mouche, vale visitar a Torre Eiffel que fica próxima. Para evitar as longas filas, agende seu passeio previamente com sua agência de viagens, pois você terá um horário agendado e não perderá horas em pé. A vista de cima da Torre Eiffel é mágica, tomara que você tenha sorte como eu, que nas duas vezes em que lá estive peguei um dia lindo, em que dava pra perder o horizonte de vista!
Seguindo a linha das grandes atrações, o próximo ponto pode ser o Museu do Louvre. Fique atento porque o museu é fechado às terças-feiras! A entrada principal é pela grande pirâmide de vidro do arquiteto Ming Pei. O Louvre é gigantesco, levaria dias ou meses para conhecê-lo por inteiro, então nem tente, porque depois de algumas horas tudo começa a ficar cansativo. Melhor escolher algumas áreas de interesse antes de começar a explorá-lo. O museu tem algumas obras emblemáticas, a maioria dos visitantes vai direto até elas. São elas: a Mona Lisa ( que é muito menor do que eu imaginva, fica num cubo de vidro em uma sala lotada, mas todo mundo quer ver né?); Vitória de Samotrácia; e a Vênus de Milo. O museu conta com sete cafés, um restaurante e duas lanchonetes.
Se a andança pelo Louvre não tiver consumido todas as suas energias, siga a pé até a Praça da Concórdia. Aliás, uma das melhores opções de passeios por Paris é andar a pé para todos os lados! A Praça da Concórdia testemunhou fatos marcantes da história francesa. Como marco histórico, onde as cabeças rolavam, hoje existe o Obelisco de Luxor. Mas a Praça da Concórdia hoje, não é só mais a lembrança de todas as batalhas sangrentas, mas também é o início da Avenida mais famosa de Paris, a Champs- Elysées. A Champs-Elysées tem tudo que um casal precisa para passar uma tarde inesquecível: charme, boa comida e muitas opções de compras. Dois restaurantes que comi na Champs Elysée foram: Fouguet (que é de esquina, de frente pra Louis e Vuiton) muito bom, bom atendimento e preço razoável pra caro; o outro restaurante é o Chez Clèment, que é bem menor, menos glamuroso, mas a comida é muito boa, bem servida e o preço também é muito bom!Comi um salmão com camarão e purê de batatas.
Ao final da Champs- Elysées encontra-se o belíssimo Arco do Triunfo. O Arco foi erguido a mando de Napoleão Bonaparte para celebrar as vitórias de seu exército Na sua base fica o túmulo do soldado desconhecido, que representa todos os soldados que morreram em batalhas, em especial na Primeira Guerra Mundial. Há um pequeno museu em cima. Do topo, vê-se a Champs-Elysées, a Torre, o obelisco na Place de la Concorde, o Louvre e mais ao longe Le Grand Arche.
Segundo o departamento oficial de Turismo Francês há dois templos religiosos que recebem mais turistas que a Torre Eiffel. São eles: A catedral de Notre Dame, que é geograficamente o marco zero da cidade. Ali estão também as belas estátuas de Carlos Magno e Joana D'Arc. Os vitrais, janelas, portais e pinturas nos transportam à Idade Média; a outra é a Basílica de Sacré-Coeur (Basílica do Sagrado Coração). Para chegar até lá pegue o metrô 12 até a Abesses. É mais bonita por fora que por dentro, mas por fora é realmente encantadora! Parece que você foi transportado para outra Paris! Não deixe de visitá-la.
Bom, por hoje vou terminando esse post, mas aguardem porque ainda volto com mais informações de Paris. Grande abraço
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário