quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alcântara - Maranhão

Olá pessoal, recebi as fotos de uma amiga (Brigada Clarissa! Lindas fotos e ótimas infos) que esteve no município de Alcântara no Maranhão, e eu me encantei com as fotos dela e resolvi colocar um pouco de informação sobre esse lindo lugar, e claro, várias fotos que a Clarissa me mandou.

Um pouco de cultura:
Alcântara é um município do estado do Maranhão. O espaço deste município foi anteriormente habitado pelos índios Tupinambás. Os franceses estabeleceram-se ali no início do século XVII, sendo posteriormente expulsos pelos portugueses.O povoado foi elevado a Vila de Santo Antônio de Alcântara em 1648, e durante o período colonial, foi um importante centro agrícola e comercial. Nem epidemias de varíola, em 1799 e cólera, dois anos depois, impediram o súbito crescimento da vila. Tanta prosperidade econômica criou uma verdadeira aristocracia em Alcântara. As famílias abastadas pautavam-se pelas últimas modas inglesas e francesas, importando produtos e costumes.No século XIX a cidade entrou em um período de decadência. Muitas são as causas apontadas para o declínio econômico em que Alcântara mergulhou , para nunca mais se recuperar. A abolição da escravatura, evolução de técnicas agrícolas, exploração excessiva do solo, recuperação do cultivo de algodão nos EUA após a Guerra de Secessão, fim da Companhia Geral de Comércio, lutas pela Indepêndencia do Brasil, maior facilidade no transporte da produção de outras áreas do país. Em 1896 a população se reduz a 4.000 habitantes, a Igreja Matriz está fechada e as plantações de algodão quase não existem mais. As áreas das fazendas foram ocupadas pelos ex-escravos, que deram origem a muitos povoados ainda hoje existentes. O patrimônio histórico da cidade sofreu inúmeras baixas, desde o roubo de peças das casas por colecionares e moradores até confisco de peças da igreja pelo governo federal em 1889. Estes saques, aliados a um total descaso pelas construções, significaram a decadência definitiva para a memória de Alcântara.
















O conjunto de sobrados que sobreviveram ao descaso e ao tempo, alguns com paredes de pedra e cal e ainda com fachadas revestidas por azulejos portugueses, foram tombadas pelo Iphan em 1948 como Patrimônio Nacional.

Fontes de pesquisa: http://www.cidadeshistoricas.art.br/alcantara/al_his_p.php e http://pt.wikipedia.org/wiki/Alc%C3%A2ntara_(Maranh%C3%A3o)


Você vai ter a sensação de que está em um lugar que parou no tempo. Uma grande vantagem é que praticamente todos os pontos turísticos de Alcântara podem ser visitados a pé. Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré. Subindo a ladeira de mesmo nome, você estará no coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho.



É possível também, a partir de Alcântara, fazer passeios de barcos por igarapés e visitar ilhas como Cajual, onde estão sendo descobertos valiosos fósseis.

Dicas da Clarissa:
-No "porto" para pegar a balsa para ir para Alcântara preste atenção! Só compre o ticket na bilheteria,não ceda ao assédio antes de chegar lá, pois caso você compre o ticket fora da bilheteria (como a gte fez, afinal não sabíamos como era...) vc poderá embarcar em balsa clandestina. Prete atenção, se tem coletes salva vidas para os todos passageiros, de preferência peça o seu antes da balsa sair, afinal, provavelmente não terá colete para todos!!! A travessia é em mar aberto,com muito vento, e não dá para contar com a sorte.
Como não sabíamos disso, a nossa balsa estragou na volta e ficamos a deriva no mar, afinal, como a embarcação era clandestina (até então, não sabíamos de nada!) eles não podiam chamar a capitania dos portos para rebocar a gente! Ficamos por quase 2 horas parados até que outra embarcação passou e nos rebocou.

Lá em Alcântara é lindo, muitas ruínas, mas, a cidade estava suja e também abandonada. Havia muito mato na rua.Quando for lá, não deixe de comer o doce de espécie, é um doce com massa de pastel com côco, uma delíca.
-Tome remédio antes de viajar (Acho que realmente vale a pena, pq muuuita gte passa mal! A viagem leva cerca de1 hora a 1 hora e meia)

É tão comum enjoar em viagens para Alcântara que vende-se Dramin  no Centro de Atendimento ao Turista, no porto de onde saem as embarcações para São Luís. Quem puder comprar antes vai economizar.
-A melhor forma de conhecer Alcântara é mesmo a pé. Mas escolha sapatos bem confortáveis porque todas as ruas e ladeiras são calçadas em pedras coloniais, o que dificulta a caminhada para quem estiver com sapatos desconfortáveis.


Pontos Turísticos de Alcântara:
-Museu Histórico e Artístico de Alcântara

-Pelourinho
-Casa de Câmara e Cadeia
-Praça da Matriz

-Casa do Imperador

-Igreja e Convento do Carmo

-Casa do Divino
-Fonte das Pedras

Bom, é isso pessoal! Espero que vocês curtam e que esse post incentive vocês a quererem conhecer um pouco mais da história do nosso país! Afinal, muitas vezes viajamos à Europa atrás de monumentos históricos e esquecemos das belas cidades históricas brasileiras. Grande abraço.






 




quinta-feira, 8 de julho de 2010

Aruba

No último post esqueci de falar sobre o vôo que peguei para Aruba. O vôo foi ótimo, da GOL, sai de Brasília no meio da tarde, faz uma rápida escala em Curaçao e com mais 25 minutos de vôo chegamos a Aruba!!!!! O vôo da volta sai as 22:55 de Aruba e é direto para Brasília. São 5 horas de vôo. No vôo só são servidos aqueles sanduichinhos básicos da GOL e bolachinha. Mas os comissários eram todos muito atenciosos, ótimo serviço. Só existe esse Vôo direto de Brasília e para Brasília aos sábados!

Curiosidades:
- A água de Aruba é potável, desalinizada e pode ser bebida direto da torneira. Dizem que é uma das melhores águas do mundo.
-O horário com relação ao Brasil (Brasília) é uma hora a menos.
-O comércio no centro, em Oranjestad funciona das 8:30 as 18:00. Algumas lojas na Main Street fecham para o almoço.
-O comércio em Palm Beach, próximo ao hotel Holiday Inn ( o Paseo Herencia e Palm Beach Plaza), ficam abertos diariamente até as 21 horas.
-Há 11 Cassinos em Aruba, a maioria fica localizada dentro dos hotéis. Entrada apenas para maiores de 18 anos. A entrada não é cobrada e são oferecidas bebidas grátis para quem estiver jogando. Não é permitido fotografar ou filmar.
-Eletricidade: 110 volts em toda a ilha. Aparelhos com pino redondo necessitam adaptador.

Passeios em Aruba:
Para a realização dos passeios, o receptivo mais indicado é o De Palm Tours.
-Aruba Safari Off Road Adventure: dentro desta categoria há dois passeios, o para a piscina natural e o para Baby Beach.
Eu fiz para a piscina natural. São divididos mais ou menos entre 6 a 8 pessoas por jeeps Land Rover e você pode dirigir o jeep. É na verdade um grande rali, que passa por quase toda a ilha, inclusive o parque nacional, que é um grande deserto de formação vulcânica, com árvores típicas de clima muito sêco. Pra quem gosta desse tipo de aventura, e pra quem dirige o jeep é bacana, mas a piscina natural já aviso que não vale a pena!! É pequena e fica lotada na hora que o pelotão de jeeps desce junto para explorá-la.
Se eu soubesse disso antes, até tinha feito o passeio de jeep, mas para Baby Beach, porque pelo menos conheceria uma praia nova.

-Discover Aruba: uma excursão de meio dia em ônibus com ar condicionado, passa pelas ruínas de Aruba, pelas pontes naturais, pela capela, pelo farol e pára na praia de Baby Beach para snorkel.
- Palm Pleasure Sunset Sail: Assitir ao pôr do sol de um veleiro, com bebidas alcoolicas e um lindo cenário
-Fantasy Cruise & Dinner on the Beach: passeio de catamarã assistindo ao pôr do sol, e depois o catamrã pára na De Palm Island que é exclusivamente reservada para um pequeno número de viajantes para o jantar.
-Seatrack: passeio de submarino. Passa por alguns pontos de mergulho de Aruba como um naufrágio e um avião no fundo do mar. Acho que é bacana para quem não mergulha conhecer o fundo do mar.
-Snuba: conheci uma brasileira que é instrutora de Snuba em Aruba. Ela me disse que é muito divertido pra quem não mergulha. Não tem idade para praticar, pode ser de 8 a 80, não precisa de certificado e é uma atividade muito leve!É uma mistura de snorkel com scuba (mergulho).Você mergulha a uma profundidade menor que o scuba, mas consegue respirar normalmente embaixo dágua com uma mangueira conectada a um cilindro que fica em cima dágua. Muito bacana
-Scuba: eu mergulhei com a Diveversity, que fica em Aplm Beach mesmo, ao lado do hotel Holiday Inn. adorei! É um esquema bem personalizado, barcos pequenos, nada de multidão, levam no máximo 10 pessoas. Um dos instrutores é brasileiro, o Eloi, e é o único instrutor brasileiro da ilha. Os valores: para um mergulho com equipamento 80 dolares, sem equipamento 60 dolares; 2 mergulhos com equipamento 120 dolares, sem equipamento 90 dolares; pacote de 6 mergulhos 325 dolares com equipamento, sem equipamento 260 dolares. Top dives da ilha: Antilla (naufrágio), Pedernails, Jane Sea, Blue Reef e Kantil Reef.

Bom, de Aruba é isso pessoal! Se tieverem alguma dúvida é só me enviar! Espero que ajude a quem estiver planejando essa viagem. Mas a pesar de todos os passeios que coloquei acima, acho que o melhor mesmo de Aruba é curtir a praia não fazendo nada, comedo um petisco e tomando uma pina colada!!!! E à noite visitando um restaurante bem bacana!!! Boas férias!!